Olá meninas, estava passeando pelo blog Dona Perfeitinha e vi esta matéria sobre guardanapos. Dá uma olhadinha. Eu adorei!
Estou com a difícil missão de falar sobre o guardanapo que, segundo qualquer dicionário por aí, é um substantivo masculino: um pequeno pedaço de pano ou de papel que usamos para limpar os lábios.
Estou com a difícil missão de falar sobre o guardanapo que, segundo qualquer dicionário por aí, é um substantivo masculino: um pequeno pedaço de pano ou de papel que usamos para limpar os lábios.
E já que decidi falar dele, vamos às chatas, mas necessárias, regrinhas de etiqueta:
Limpar o quê, mesmo???? Ah! Os lábios!
E por que será que tem gente que o usa pra limpar só os cantinhos da boca? O próprio dicionário já nos ensina como fazer. Tem que limpar os lábios, por completo, mas com delicadeza. De uma única vez. Aquele negócio de ficar encostando o guardanapo nos lábios, parte por parte, também não dá. O ritual fica comprido e irritante demais... Pega o guardanapo, seque ou limpe os lábios e devolva-o pro lugar. Para as mulheres que usam batom é até interessante retirá-lo antes de se sentar à mesa e quando se levantar ir ao banheiro repassá-lo, pois é feio demais deixar seu guardanapo à vista cheio de marcas de batom e sem falar que poderá correr o risco de sujar também sua roupa na altura do colo. E sempre limpe os lábios antes de levar o copo à boca porque também é muito feio marcas de gorduras no copo (assim como de batom).
E onde colocar o guardanapo????
Estamos aqui falando do guardanapo de tecido e esse deve ser colocado sobre o colo quando nos sentarmos à mesa. Mas é claro que se o almoço ou jantar ainda for demorar, podemos esperar até que as bebidas comecem a ser servidas para posicioná-lo. E é interessante que não o estenda por completo. Deixe-o dobrado pela metade para usar a parte interna e não correr o risco de engordurar sua roupa. E nada de preservar a limpeza do guardanapo. O que deve ficar limpo é a boca. Mas quando achar que não dá mais pra esconder a sujeira desse item, é necessário pedir ao garçom que faça a troca.
O que fazer quando precisar se levantar????
Lembre-se sempre que tem um guardanapo em seu colo! Lembrar, primeiramente, é fundamental. Como usamos pouco o danado no nosso dia a dia é típico esquecermos dele, levantarmos e derrubá-lo ao chão. Pode ser uma situação embaraçosa dependendo do evento, mas se isso acontecer e nenhum garçom já estiver vindo recolher pra você, apenas pegue-o e o coloque sobre a cadeira, pedindo que um garçom faça a troca. Tem gente que acha que não se deve pegar o guardanapo que derrubou, mas dependendo de onde caiu, poderá sentar-se novamente e recolhê-lo com menos remorso do que precisar que o garçom se atreva entre seus visinhos de cadeira para fazer isso por você, não acha? Eu penso assim... e etiqueta tem mais a ver com bom senso do que com seguir regras.
Se conseguir se lembrar do guardanapo, ao levantar, apenas posicione-o ao lado dos seus talheres de forma simples, sem dobrá-lo e sem amassá-lo demais. O ideal é estendê-lo ao meio a partir de um ponto central. Ao retornar, devolva o guardanapo ao colo. E assim que terminar a refeição, volte com ele para a mesa, ao lado dos talheres.

Nenhum comentário:
Postar um comentário